sábado, 10 de maio de 2008

13º aula em 07/05/2008

Diário de Aprendizagem

Nesta aula a professora Katia ficou a disposição de quem estivesse com duvidas sobre a avaliação que ela nos dará na próxima aula dia 14/05/2008, referente aos textos que devemos trazer para fazer a prova, que será com consulta.
Hoje a aula foi bastante ligth ficamos bem à vontade, pois quem não estava com blog em dia pôde adiantar um pouco.

12º aula em 30/04/2008

Diário de Aprendizagem

Nesta aula tivemos informações do aplicativo power point, pois iremos apresentar um trabalho que vamos desenvolver através dele, dentro de um determinado texto que lemos de Perrenoud, a cada aula a professora nos dará cada passo que devemos seguir para a conclusão do mesmo.

11º aula em 23/04/2008

Diário de Aprendizagem

A professora Katia instalou em alguns computadores que não tinha o programa Google Earth, onde é possível localizar lugares, cidades, paisagens e várias outras coisas, podemos navegar um pouco na parte virtual da nossa cidade, do bairro, e até o local onde trabalhamos é um programa bem feito, muito bem estruturado e bem inteligente da parte de quem o fez. Estou adorando as aulas pois a cada dia aprendemos um pouco mais, e podemos aprimorar aquilo que já sabemos.

Projeto América Latina e Caribe

Diário de Aprendizagem - Aula extra em 25/04/2008

Tivemos a nossa primeira conversa entre os grupos formado pelos alunos de cada ano, conhecemos as pessoas e já começamos a dividir referente ao trabalho que vamos desenvolver, com ajuda dos professores que estão nos auxiliando neste projeto. Está sendo bem bacana os nossos encontramos nessas aulas-extras, pois ao longo do semestre estaremos trabalhando juntos, para que no final saiamos com a conclusão de um CD que servirá para auxiliar os alunos de 1º e 2º graus. Vai ser demaissssssssssssss

10º aula em 16/04/2008

Diário de Aprendizagem

Fomos a Câmara de Cultura Antonino Assumpção, situada na Rua Marechal Deodoro, 1325 - centro-São Bernardo do Campo. Para assistir a palestra As artes indígenas e seus significados, com a Profº Drº Esther de Castro, pesquisadora do MARI USP e docente do Centro Universitário FIEO.
Tivemos a honra de saber um pouco sobre a arte indígena e o que cada uma delas representa para eles na sua cultura e formação. Foi muito bom pois foi uma aula diferente em outro ambiente com outras pessoas, foi um contato muito bom!!!!!!!!!!

Análise sobre a 3º Semana dos Povos Indígenas

Nesta palestra tivemos como base a cultura e o artesanato indígena .
O domínio da arte indígena é passar vários setores da vida no lado cotidiano.
A característica da arte indígena é a técnica e sua estética, eles tem um jeito correto de fazer um objeto, que deve ser feito dentro dos seus valores, normas culturais a serem seguidos, certos objetos fabricados pelos índios tem um valor muito estimado e só é usado em certas ocasiões.
Também foi mencionada na palestra a cultura indígena dos Krahôs, eles habitam na região do Tocantins, Maranhão e Piauí.
Seu artesanato eram os cestos de aipo, que era o armarinho da mulher, onde eram guardados os colares e pinturas corporal que eram feitos pelos homens, na condição de casamento o Krahôs fazia o cesto e doava para sua mulher. A planta correta para se fazer objetos co trançado é a palmeira buriti.
O Krahôs dividem o mundo em 2 partes:
a) Okimiê: chuva, cores e linhas horizontais;
b) Katamiê: plantas, animais, sol e dourado.
Para eles quem tem nomes ligado as águas tem a pintura na horizontal, e quem tem nome ligado ao sol tem a pintura na vertical.
Então, isso é um pouco do que foi passado da cultura e a arte do indígena.

9º aula em 09/04/2008

Diário de Aprendizagem

Reflexão da Aula

Assistimos um trecho do Filme Tempos Modernos, tivemos uma noção de como era a indústria após a Revolução, vimos o funcionamento de uma fábrica com linha de montagem de automóveis, as brincadeiras de criança, o autoritarismo na escola e a massificação da educação. Também fizemos uma tabela onde colocamos a diferença do seculo passado para o século de hoje, a professora gravou a aula pedindo para que um aluno da nossa sala (Alex), o fizesse, pois ela disse que pode nos ajudar muita na hora de fazer a prova escrita.

Pesquisa sobre o filme: Diários de Motocicleta

a) Diários de Motocicleta, ano 1952; Produzido por: Michael Nozik, Edgard Tenembaum, Karen Tenknoff; Direção: Walter Salles; Roteiro: José Rivera; Elenco: Gael Farcia Bernal, Rodrigo de La Serna, Facundo Espinosa e Ulisses Dumont.

b) O filme me sentir uma emoção muito grande de ver dois jovens se arriscarem, viajando 8 mil km durante 4 meses em cima de uma moto, para realizar um sonho que é conhecer a América do Sul, deixando para trás família, estudo e trabalho.

c) Quando eles chegam em Machi Picchu na casa dos leprosos, onde eles se negam a usar uma luva, para que não tenham contato direto com os doentes.

d) Nunca desistir dos nossos ideais, sempre buscando o melhor, tanto no lado de conhecimento como no lado de experiência.

Análise sobre o filme

O filme mostra o sonho de dois rapazes jovens que largam tudo para viver uma aventura em conhecer a América do Sul, em cima de uma moto viajando por 8 mil km, durante 4 meses, não se preocupando pelos perigos que iriam enfrentar. Então esse filme retrata bem que devemos ao longo de nossas vida nunca temer diante de um obstáculo, sempre seguir em frente, com coragem e determinação.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Projeto América Latina

Diário de Aprendizagem - Aula extra em 04/04/2008

Fomos convocados a comparecer na sexta-feira, para apresentação do Projeto América Latina e Caribe, no auditório da Faculdade. Assistimos ao filme Diários de Motocicleta que retrata a história de dois jovens que vão em busca de um sonho, que era viajar pela América do Sul em busca de conhecimento e experiência.