sábado, 10 de maio de 2008

10º aula em 16/04/2008

Diário de Aprendizagem

Fomos a Câmara de Cultura Antonino Assumpção, situada na Rua Marechal Deodoro, 1325 - centro-São Bernardo do Campo. Para assistir a palestra As artes indígenas e seus significados, com a Profº Drº Esther de Castro, pesquisadora do MARI USP e docente do Centro Universitário FIEO.
Tivemos a honra de saber um pouco sobre a arte indígena e o que cada uma delas representa para eles na sua cultura e formação. Foi muito bom pois foi uma aula diferente em outro ambiente com outras pessoas, foi um contato muito bom!!!!!!!!!!

Análise sobre a 3º Semana dos Povos Indígenas

Nesta palestra tivemos como base a cultura e o artesanato indígena .
O domínio da arte indígena é passar vários setores da vida no lado cotidiano.
A característica da arte indígena é a técnica e sua estética, eles tem um jeito correto de fazer um objeto, que deve ser feito dentro dos seus valores, normas culturais a serem seguidos, certos objetos fabricados pelos índios tem um valor muito estimado e só é usado em certas ocasiões.
Também foi mencionada na palestra a cultura indígena dos Krahôs, eles habitam na região do Tocantins, Maranhão e Piauí.
Seu artesanato eram os cestos de aipo, que era o armarinho da mulher, onde eram guardados os colares e pinturas corporal que eram feitos pelos homens, na condição de casamento o Krahôs fazia o cesto e doava para sua mulher. A planta correta para se fazer objetos co trançado é a palmeira buriti.
O Krahôs dividem o mundo em 2 partes:
a) Okimiê: chuva, cores e linhas horizontais;
b) Katamiê: plantas, animais, sol e dourado.
Para eles quem tem nomes ligado as águas tem a pintura na horizontal, e quem tem nome ligado ao sol tem a pintura na vertical.
Então, isso é um pouco do que foi passado da cultura e a arte do indígena.

Nenhum comentário: